quarta-feira, janeiro 21, 2009

Livros...

Então tá....
Eu posso ter largado o blog às traças por muito tempo, mas uma coisa que eu não faço nunca é parar de ler.

Minha paixão por livros começou por causa de um ardiloso plano de minha mãe. Quando criança eu adorava os quadrinhos da Turma da Mônica. Mas só ganharia uma revista a cada livro lido.

Assim eu comecei a devorar livros (que naquela época até eram fáceis... livros infantis...) pra ganhar as hqs, mas eu gostei e nunca mais parei.

Então como eu disse, vou escrever aqui sobre os últimos livros que eu li.
Não tenho intenção de escrever nenhuma crítica sobre esses livros. Somente expor aqui a minha opinião.

Então lá vamos nós:


Eragon:

Conta a história de um garoto, Eragon, que acaba com um ovo de dragão e suas mãos, e quando esse ovo se choca, se torna um cavaleiro de dragão, e a última esperança do povo para se livrarem da tirania do rei maligno.

Sim, a história é recheada dos grandes clichês do gênero. O que se explica um pouco pelo fato do outor ter escrito o livro com somente 15 anos.
Mas ainda assim ele consegue surpreender em alguns momentos, e é uma leitura bastante interessante para os fãs da fantasia medieval, assim como eu.

É interessante a abordagem dada ao herói, mostrando que nem tudo são flores no seu caminho, não importa se você é última esperança da humanidade (e no caso aqui, dos anões e elfos também).

O segundo livro, Eldest (minha leitura atual) demonstra um grande amadurecimento do autor, ao mesmo tempo que a história fica cada vez mais interessante, quando Eragon tem que lidar com maquinaçõe políticas entre seus aliados, além de tudo.
Quando terminar de ler eu volto a falar dele.

conclusão: Se você gosta do gênero, leia sem medo. Ainda que Eragon não traga uma surpresa ou reviravolta a cada página, é uma ótima introdução para o que promete ser uma trilogia (que agora virou quadrilogia, se não me engano) muito boa.
E se você assistiu ao filme, tenha gostado ou não, não o tenha como referência para o livro. As diferenças são gritantes.


-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-

A Bússola de Ouro e A Faca Sutil

Eis uma séria que me surpreendeu tremendamente. E positivamente.

Enquanto o primeiro livro tem uma história que nos situa nesse mundo onde os espíritos das pessoas ficam fora dos corpos, são chamados "dimons" e têm formas de animais, o segundo livro da série extrapola tudo isso e mostra que o buraco é mais embaixo.

Esqueça o maniqueísmo. Aqui o bem e o mal não estão claramente definidos cada um está defendendo seus interesses, de acordo com o que acha correto.

As personagens principais dos livros são crianças, mas nem por isso as situações são infantilizadas e fáceis. Muito pelo contrário.

Estou ancioso para ler o terceire e último livro da série, "A Lunêta Âmbar".
Quando o fizer, escrevo aqui minhas impressões.


-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-

A Menina que roubava livros


Diferente dos livros anteriores, esse aqui não tem nada de fantasia.

A história de Liesel Meminger e sua infância na alemanha nazista não é fácil, a começar pela sua dupla perda logo no começo do livro.

É nos raros livros que ela consegue colocar as mãos (ganhados ou roubados) que ela encontra conforto para enfrentar as provações pelas quais passa.

Logo se cria uma grande simpatia por esse menina que mesmo passando por tantas provações ainda encontra forças para ter esperança.

A narradora inusitada - a morte - acrescenta um atrativo a mais à história, com um ponto de vista peculiar.

Recomendo.


-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-


Até a próxima!
Bons Sonhos!!!

2 comentários:

*LIS disse...

Que bacana!
Esse post me lembra de uma conversa que tive com dois amigos um certo dia em um shopping, em que eles discutiam livros, alguns dos quais eu mal tinha ouvido falar, na verdade. haha
Foi um otimo dia, entao... =D

Dos que voce falou o que eu sempre tive curiosidade foi "A Menina que Roubava Livros", e pela sua escrita, realmente foi o que mais me agradou. Nao sei... me parece que as fantasias com um monte de criacoes nao me fascinam tanto mais... Tive momentos de loucura por Harry Potter que acabaram mesmo antes de eu terminar a colecao! =P

Se cuida maninho!

*LIS disse...

Meus dois blogs indicaram o seu a dois selos...

Para dar uma olhada como funciona, passa aqui
http://r-and-om.blogspot.com/2009/02/selos-isos-blogais.html

;D