quarta-feira, abril 26, 2006

3 anos.....

O que pode acontecer no espaço de 3 anos??

Alguém já se fez essa pergunta? Seriam 3 anos muito ou pouco tempo?

Em três anos tanta coisa pode acontecer. Mas também pode não acontecer nada significativo.

Na minha vida aconteceu. Três anos atrás.

Hoje, 26 de Abril de 2006, eu completei 3 anos de namoro.

Talvez isso seja muito, talvez seja pouco. E isso realmente não é o importante.

O que realmente conta é como essa relação se desenvolveu. Como esse amor evoluiu. E como o companheirismo e amizade cresceram.

Claro que não vem ao caso ficar me extendendo muito aqui. Até por que o mais importante eu digo todos os dias: Te Amo!!!!!

Há três anos que os meus índices de felicidade quebram recordes atrás de recordes. Mês após mês, dia após dia, minuto após minuto.

Há três anos que eu compartilho a experiência de cuidar de alguém e ter alguém cuidando de mim (ei, pais não contam, hein....).

Há três anos... que se passaram só três anos.

Isso mesmo. Esse ainda é só o começo dessa história. Que vai longe. Muito longe.

Afinal, como diz a nossa música: "Come What May! I will love you, until my dying day!"

E é isso mesmo. Eu acredito no amor por que eu vivo o amor cada dia que passo com você.

Por isso posso dizer com todas as letras, e sem medo de errar: FÊ, TE AMO MUITO!!!! PRA SEMPRE!!!! COME WHAT MAY!!!!!!!!!!!

E só se passaram 3 anos.....

segunda-feira, abril 24, 2006

Aniversários, amizades e Marinheiros

Voltei.
Depois de alguns dias de ausência, finalmente estou de volta.
Não pretendo mais ficar tanto tempo sem postar.
Vamos ao post de hoje.
------------------------------------------------------------------------------------------

Quinta feira da semana passada fiz aniversário. Não que isso signifique grandes coisas.

Quem pensa que com a idade veio algum tipo de responsabilidade a mais, ou juízo, ou qualquer coisa assim, ledo engano.
Sou exatamente o mesmo, apenas um ano mais velho.

Mas fazer aniversário não é de todo ruim. Sempre se pode ganhar presentes legais e, é claro, é uma boa desculpa para reunir os amigos. Sem se esquecer dos bolos.

Entre os presentes que eu ganhei esse ano, está um exemplar de Corto Maltese - A Balada do mar Salgado.

-----------------------------------------------------------------------------------
Interlúdio

Corto Maltese - A Balada do mar Salgado

Incontestavelmente um dos maiores clássicos dos quadrinhos mundiais, esse livro trás a primeira aventura protagonizada por Corto Maltese, que foi originalmente publicada em capítulos na revista italiana Sgt. Kirk, em 1967.

Criado por Hugo Pratt, um dos maiores nomes dos quadrinhos italianos e mundiais. Foi influenciador de outros grandes nomes que vieram depois dele, como o próprio Milo Manara.
Pratt faleceu em agosto de 1995.

Para saber mais sobre a obra, clique aqui.

Fim do interlúdio.

----------------------------------------------------------------------------------

Recentemente, devido ao meu trabalho, tive contato com o depoimento de algumas pessoas que vieram de outros estados do Brasil tentar a vida em São Paulo, e se tornaram pessoam bem sucedidas, que se não ricas, pelo menos conseguem mantar um bom nível de vida, para si e sua família.

Um dos pontos em comum entre muitas dessas pessoas, é que quando indegadas sobre amizades, eles afirmavam categoricamente que não tinham amigos. Que não podiam confiar.

Fiquei aqui pensando... que vida triste deve ser essa na qual você não tem amigos... ninguém em quem confiar.

Eu acho que a amizade é um dos bens mais preciosos que uma pessoa pode ter, por mais piegas e brega que isso possa soar.

Mas acho que hoje em dia esses conceitos acabem se perdendo um pouco, né....
Quando eu vejo as pessoas fazendo brincadeirinhas ao assistir a relação entre Frodo e Sam em "O Senhor dos Anéis" eu penso "será que algum deles já teve uma amizade forte assim, em que um é capaz de se sacrificar pelo outo?"

Enfim... acho que já estou divagando demais.
Mas seno brega mais uma vez, o que eu digo é: saibam valorizar suas amizades verdadeiras, por que elas são difíceis de se encontrar.

É isso... amanhã paro com a breguice....

segunda-feira, abril 17, 2006

Cinema/Hqs - V de Vingança


Nesse último sábado fui ao cinema assitir V de Vingança.
E tenho que dizer, é um ótimo filme.

Apesar dos fãs mais xiitas chiarem por causa das diferenças com a história original da HQ, o fato é que o filme ficou ótimo e ainda que tenha diferenças, o principal ainda está lá.

V de Vingança (a HQ) foi escrita por Alan Moore, que mais tarde se revelaria um dos maiores escritores de quadrinhos do mundo, assim sendo considerado até hoje.

Não vou ficar entrando nos detalhes da história, mas quem quiser saber mais, basta clicar aqui.

Para saber mais sobre o autor, Alan Moore, clique aqui e aqui (inglês).

E para acessar o site oficial do filme, clique aqui.

Para quem não teve a oportunidade de ler essa obra prima dos quadrinhos, Editora Panini aproveitou o lançamento do filme para relançar a série em volume único encontrado facilmente nas bancas.

E apesar do filme ter sido completamente rejeitado por Moore, que pediu para que não colocassem seu nome em nenhuma ligação com o filme, vale a pena ser lido.

E a revista, como tudo que ele escreve, vale muito a pena ser lida.

quinta-feira, abril 13, 2006

Hqs - Milo Manara


O post de hoje é dedicado a um dos melhores artistas de histórias em quadrinhos atuialmente em atividade.

Milo Manara nasceu na Itália em 1945, e em 1969 fez sua primeira incursão no mundo das hqs, com Genius.

Ele alcançou notoriedade com suas hqs eróticas, pelas quais é mundialmente conhecido. Começou na década de 80, com lançamento de "O Clic", e até hoje é uma referência na estilo.

Independente do teor das histórias, o fato é que Manara é um dos melhores ilustradores em atividade, e nos presenteia com desenhos belíssimos, como os que ilustram esse texto.

Recentemente foram relançados no Brasil alguns de seus álbuns, bem como a publicação de um de seus últimos trabalhos, Bórgia (da qual já foram publicados 2 volumes de 3).
O Clic e Gullivera, que é uma de suas obras mais famosas.

Tanto esses dois livros, como os da série Bórgia são facilmente encontrados em livrarias e lojas on-line.

Para acessar o site oficial do autor, clique aqui.

Eu gosto tanto dos desenhos dele, que foi difícil escolher quais colocar aqui. Claro que como esse é um blog família, escolhi desenhos mais comportados. Mas mesmo assim me senti obrigado a colocar uma quantidade maior de ilustrações do que geralmente coloco.

terça-feira, abril 11, 2006

Mangá


Mangá é como são chamadas as histórias em quadrinhos no Japão. Assim como nos EUA é comics, na Europa é "banda desenhada" e na Coréia é "manhwa".

Porém, com o sucesso que os mangás alcançaram fora do Japão nas últimas décadas, essa denominação começou a ser usada para o estilo de desenho comum aos mangás. Assim frequentemente ouvimos falar de mangás "made in" Brasil, ou EUA.

Mas os autênticos mangás são os japoneses mesmo.

A alguns anos começou algo que eu não achava que veria em vida. Os mangás invadiram as bancas brasileiras.
Títulos famosos mundialmente chegaram até nós, e até mesmo alguns títulos recentes, já que hoje em dia existe concorrência nesse setor do mercado, e as editoras estão sempre atrás de novidades.

Eu não nego que sou grande fã de mangás, e claro tenho minhas séries preferidas. Mas isso fica pra outros posts.

Clicando aqui vocês poderão ver uma galeria com lindos desenhos em estilo mangá (de onde foram tirados os desenhos que ilustram esse texto).

segunda-feira, abril 10, 2006

Animação - Carlos Saldanha



O post de hoje é uma homenagem a uma pessoa que provou que quando se tem talento e vai atrás dos seus sonhos, vôcê alcança o que quer.

Carlos Saldanha nasceu no Rio de janeiro, e em determinado momento de sua vida, aos 22 anos, deciciu que queria aprender a fazer animação 3D, sendo que já trabalhava com computadores.

Fez mestrado em Animação em Computação Gráfica na New York School of Visual Arts, com dinheiro emprestado de amigos.

Durante o curso, chamou a atenção de um dos seus professores, justamente Chris Wedge, um dos sócios da produtora Blue Sky. Wedge chamou Saldanha para trabalhar com ele, e com o tempo ele se tornou um dos diretores da produtora, cargo que ocupa até hoje.

Saldanha co-dirigiu A Era do Gelo, que obteve um grande êxito de bilheteria. Em 2003 foi indicado ao Oscar de curta metragem de animação pelo desenho "Gone Nutty", dirigida por ele e estrelada pelo esquilo Scrath, que fez bastante sucesso em "A Era do Gelo"

Atualmente está em cartaz nos cinema "A Era do Gelo 2, que foi dirigido por Saldanha, em seu primeiro projeto de direção de um filme de animação longa metragem.

Isso mostra que não existem barreiras para o talento, por mais brega que isso possa soar.
Como fã incondicional de filmes de animação , ver um caso como esse é bastante legal, inclusive como um exemplo a ser seguido.

Para saber mais sobre a Blue Sky, clique aqui.

sexta-feira, abril 07, 2006

Os desenhos animados completam 100 anos

Ribombem os tambores, toquem as cornetas, estendam o tapete vermelho e saúdem essa expressão artística que exatamente hoje, 6 de abril de 2006, completa cem anos de existência.

Embora o feito seja comumente creditado ao francês Émile Cohl, que em 1907 produziu Drame Chez Lez Fantoches, a verdade é que o cartunista e cineasta norte-americano James Stuart Blackton é o "pai" dos desenhos animados com o seu Humorous Phases of Funny Faces, de 1906.

Na época, já havia filmes que experimentavam técnicas relacionadas a animação, mas Blackton foi o primeiro a criar "desenhos vivos", com seqüências de personagens agindo e reagindo uns aos outros. E se o assunto é pioneirismo, não seria nada forçado dizer que Humorous Phases of Funny Faces também foi o primeiro filme a mesclar desenho animado e live-action!

Para comemorar o centenário, a ASIFA-Hollywood's Animation Archive dos Estados Unidos será anfitriã de uma grande festa a ser realizada durante todo o dia de hoje em sua sede, com direito a comes e bebes e, claro, a exibição do curta-metragem.

Clique aqui para assistir a esse documento histórico e volte à época em que desenhos que se moviam eram divertidos e, ao mesmo tempo, bastante assustadores aos olhos incrédulos de quem os assistia.

Fonte: Universo HQ

quinta-feira, abril 06, 2006

Literatura - Aldous Huxley


O post de hoje é dedicado a um dos melhores livros que eu já li. E um livro clássico da ficção mundial que deveria ser obrigatório para todos, por que realmente nos faz pensar sobre algumas questões relevantes.

O livro em questão foi escrito em 1931 por Aldous Huxley, e retrata uma sociedade futurista onde os seres humanos são gerados em laboratórios, e todos vivem sob um sistema de castas que tem suas funções pré determinadas um governo autoritário.

A felicidade vem através de dose diária de "Soma", uma espécie de droga legalizada, que gera uma felicidade artificial.

Os poucos humanos que ainda vivem "à maneira antiga" são isolados em reservas e servem de atração turística a quem se predispõe a visitá-los.

Não sei se esse livro me marcou tanto pois eu o li na época em que estava no auge a discussão sobre clonagem e manipulação genética.

Mas realmente recomendo a todos.

Quem quiser saber mais sobe as reflexões que o livro traz, pode clicar aqui. É um texto ótimo que inclusive compara a obra de Huxley com obras recentes como Matrix.

terça-feira, abril 04, 2006

Pop Art - Roy Lichtenstein


Como Mr Sandman também é cultura, vou trazer aqui um pequeno texto (por que afinal, ninguém lê textos grandes mesmo) sobre Roy Lichtenstein, que foi um dos principais artistas da chamada Pop Art.

Para quem não sabe, a Pop Art é aquele movimento que tem como mais conhecido artista Andy Warhol, que é o cara dos quadros com latas de sopa e com o rosto da Marilyn Monroe.

Mas deixemos o senhor Warhol para outro dia, asism como a Pop Art em si, e vamos à Roy Lichtenstein.

Nasceu Roy Fox Lichtenstein em 27 de outubro de 1923 em Nova Iorque, e morreu em 29 de Setembro de 1997.

A diretora do New Museum of Contemporary Art, em Nova York, Lisa Phillips diz sobre Lichtenstein: "Atrás de uma linguagem aparentemente banal, na qual se apropria da estética de histórias em quadrinhos e de temas clichês provenientes do universo da comunicação de massa, Lichtenstein esconde um sutil e complexo pensamento conceitual. Em suas cópias e cartuns, ele retomou gêneros tradicionais como paisagem, natureza-morta e figura, reanimando e revivendo estes temas acadêmicos tradicionais no vocabulário moderno".
diretora

A Amostra Vida Animada - Desenhos de Roy Lichtenstein passou recentemente por São Paulo, e atualmente está no Rio de janeiro.

Quem for do Rio tem uma ótima oportunidade para conhecer mais desse ótimo artista, que é um dos meus preferidos da Pop Art. Mais informações sobre a amostra podem ser encontradas aqui.



Mais informações sobre o artista podem ser encontradas clicando aqui.

E o site da Roy Lichtenstein Foundation pode ser acessado clicando aqui.


segunda-feira, abril 03, 2006

BMW Films


Quem assistiu o filme The Call da Pirelli e achou uma ótima idéia, saiba que ela não tem nada de original.

Quem fez isso a alguns anos atrás, foi a BMW com a sua série The Hire.
Veiculada somente na internet a iniciativa foi bastante comentada na época, mas mesmo assim muitas pessoas não os viram.

Com grandes atores, ótimos diretores e produções cinematográficas, vale muito a pena ver esses vídeos.

O personagem que faz o linl entre todos os vídeos é o motorista vivido por Clive Owen, único personagem que aparece em todos.
Participam da série também atores como Madonna, Mickey Rourke e Adriana Lima, além de diretores como Ang Lee, Jon Woo e Jhon Frankenheimer, entre outros.

Altamente recomendado.

Abaixo vocês podem assistir o filme "Star", com participação de Madonna e direção de Guy Ritchie.


E clicando nos nomes abaixo vocês podem ver outros filmes da série.

Ambush
Chosen
The Follow
Hostage
Ticker
Beat The Devil

E clicando aqui, vocês podem ver o site da BMW, falando sobre a série. Lembrando que os filmes não estão mais disponíveis para download no site oficial.