terça-feira, abril 04, 2006

Pop Art - Roy Lichtenstein


Como Mr Sandman também é cultura, vou trazer aqui um pequeno texto (por que afinal, ninguém lê textos grandes mesmo) sobre Roy Lichtenstein, que foi um dos principais artistas da chamada Pop Art.

Para quem não sabe, a Pop Art é aquele movimento que tem como mais conhecido artista Andy Warhol, que é o cara dos quadros com latas de sopa e com o rosto da Marilyn Monroe.

Mas deixemos o senhor Warhol para outro dia, asism como a Pop Art em si, e vamos à Roy Lichtenstein.

Nasceu Roy Fox Lichtenstein em 27 de outubro de 1923 em Nova Iorque, e morreu em 29 de Setembro de 1997.

A diretora do New Museum of Contemporary Art, em Nova York, Lisa Phillips diz sobre Lichtenstein: "Atrás de uma linguagem aparentemente banal, na qual se apropria da estética de histórias em quadrinhos e de temas clichês provenientes do universo da comunicação de massa, Lichtenstein esconde um sutil e complexo pensamento conceitual. Em suas cópias e cartuns, ele retomou gêneros tradicionais como paisagem, natureza-morta e figura, reanimando e revivendo estes temas acadêmicos tradicionais no vocabulário moderno".
diretora

A Amostra Vida Animada - Desenhos de Roy Lichtenstein passou recentemente por São Paulo, e atualmente está no Rio de janeiro.

Quem for do Rio tem uma ótima oportunidade para conhecer mais desse ótimo artista, que é um dos meus preferidos da Pop Art. Mais informações sobre a amostra podem ser encontradas aqui.



Mais informações sobre o artista podem ser encontradas clicando aqui.

E o site da Roy Lichtenstein Foundation pode ser acessado clicando aqui.


4 comentários:

bla disse...

cliquei lah, viu!!!!!

nossa, hj na facu eu tive um papo tao cult sobre pop art!!!!! hahaha

Anónimo disse...

Cú....
só uma pequena correção: os quadros não são com a Madonna e sim com a Marilyn...

não sabia que vc curtia pop art... por que vc não foi à exposição dele no Tomie Ohtake? Eu fui e tava bem legal..

Ah! Absoluts encomendadas!

Anónimo disse...

Maninho!
como sempre arrasando no blog....
adorei o texto... adoro Pop Art...
esse blog tá mto chique... ;)
Um grande beijão!

Anónimo disse...

adoro pop art! mas esse eu não
conhecia! teve uma época que eu
fazia mta pop art no photoshop xD
shaushaus maior vício.
sou louca por um quadro meu igual
aquele da marylin. faz pra mim?
bejo priomuxoo ,*