sexta-feira, abril 07, 2006

Os desenhos animados completam 100 anos

Ribombem os tambores, toquem as cornetas, estendam o tapete vermelho e saúdem essa expressão artística que exatamente hoje, 6 de abril de 2006, completa cem anos de existência.

Embora o feito seja comumente creditado ao francês Émile Cohl, que em 1907 produziu Drame Chez Lez Fantoches, a verdade é que o cartunista e cineasta norte-americano James Stuart Blackton é o "pai" dos desenhos animados com o seu Humorous Phases of Funny Faces, de 1906.

Na época, já havia filmes que experimentavam técnicas relacionadas a animação, mas Blackton foi o primeiro a criar "desenhos vivos", com seqüências de personagens agindo e reagindo uns aos outros. E se o assunto é pioneirismo, não seria nada forçado dizer que Humorous Phases of Funny Faces também foi o primeiro filme a mesclar desenho animado e live-action!

Para comemorar o centenário, a ASIFA-Hollywood's Animation Archive dos Estados Unidos será anfitriã de uma grande festa a ser realizada durante todo o dia de hoje em sua sede, com direito a comes e bebes e, claro, a exibição do curta-metragem.

Clique aqui para assistir a esse documento histórico e volte à época em que desenhos que se moviam eram divertidos e, ao mesmo tempo, bastante assustadores aos olhos incrédulos de quem os assistia.

Fonte: Universo HQ

2 comentários:

bla disse...

eeeeeeeeeeeeeee!!!!!!!! desenhos!!!!!!!!!

q seria da minha vida sem eles??? eu A-M-O!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Alexandre disse...

Ah, animações são uma das minhas paixões. E algo que me deixa puto é quando dizem que isso é coisa de criança.