terça-feira, agosto 22, 2006

Aranhas e Musicas

O post de ontem foi mais um desabafo do que outra coisa.

Além de todos já terem conhecimento da birra que as segundas-feiras tem de mim. Eu juro que não fui eu que comecei.

Mas hoje voltamos (mais ou menos) ao normal. Ou não... afinal, o que é normal?? Quem define a normalidade das coisas?? Questões para pensarem.

Os assuntos hoje são literatura e música.

------------------------------------------------------------

Anansi Boys.


Já falei brevemente sobre o livro a algum tempo atrás, quando o comprei. Mas acho que então poucas das pessoas que por aqui passam hoje conheciam esse humilde blog.


Anansi Boys é o último livro de Neil Gaiman (por pouco tempo aliás, porque ele estará lançando outro livro nos próximos meses ou semanas) e se situa no mesmo "universo" fantástico de seu livro anterior, Deuses Americanos (American Gods).

Um mundo onde os deuses de antigamente vivem entre nós como pessoas, que se enfraquecem conforme a crença neles diminui, e onde novos deuses surgem com as novas tecnologias.

Em Anansi Boys (Filhos de Anansi, na edição Brasileira), temos "Fat" Charlie Nancy tendo que lidar com a morte de seu pai, que como ele veio a descobrir depois, era Anansi, o deus das trapaças e jogos.

Ele descobre também que tem um irmão, que herdou a "divinidade" do pai, enquanto ele tem um emprego chato, uma noiva que quer casar virgem e uma sogra que o detesta.

E todas as histórias são de Anansi. Antes eram de Tigre, mas agora são de Anansi.
Não entendeu?? Leia o livro!!

Esse livro pessoalmente me agradou mais do que Deuses Americanos. Talvez por ter um tom um pouco mais leve.

O texto de Gaiman como sempre é ótimo.

Se eu tivesse que definir o texto com uma palavra, seria "classe". Os textos dele em geral me passam essa enorme sensação de classe. Estilo.

Ao contrário de um Alan Moore, por exemplo. Igualmente genial, mas com textos mais viscerais. Alguém já leu "From Hell"? Cada virada de página é um soco no estômago.

Mas Gaiman é classe.

As leves ironias, as tiradas excelentes e o texto fluído fazem do livro uma leitura extremamente agradável e contagiante.

E o final ainda traz algumas surpresas.

Como tudo escrito por ele, altamente recomendado.

Ps: li a versão em inglês, então não sei como está a edição nacional, mas o livro foi lançado recentemente pela editora Conrad, e é facilmente encontrado nas livrarias.

Ps2: saiu dia 29 de julho de 2006 uma matéria muito boa sobre o livro no jornal Correio Popular de Campinas. A matéria está disponível para leitura no site da Conrad. Para ir direto a ela, clique aqui.

Sei que ninguém confere os links que eu coloco aqui, mas eu sou insistente e continuo colocando.

--------------------------------------------------------

Katie Melua

A parte musical de hoje fica por conta da mocinha cujo nome está ai em cima.


Com apenas 22 anos, Katie nasceu em Georgia (na antiga USSR), e com 8 anos se mudou para Belfast, na Irlandas do Norte, onde cresceu.

Descoberta por um produtor musical na "Brit School for Performing Arts" aonde estudava.

Com uma voz bastante suave e agradável, já é sucesso de vendas na Inglaterra, e já vendeu mundialmente mais de 5 milhões de seu segundo e mais recente cd, "Piece by Piece"


Eu não sou crítico musical e posso não ter grande conhecimento técnico, mas acho que é suceso garantido no Brasil também, assim que a Globo descobrir e colocar em alguma novela.




Suas baladas tem tudo para ser tema de algum casal. Aguardem.

E como hoje em dia não existem mais barreiras pra nada, e na internet se acha de tudo, o YouTube tem vários vídeos da moça.

Coloco aqui um cover de "Blowing in the wind" do Bob Dylan, por que eu gosto dessa música. E assim vocês podem ouvir a voz dela. Porque eu sei que ninguém vai clicar no link abaixo mesmo.



Mas se alguém quiser ser do contra, clique aqui para ver os vídeos mostrados por uma busca pelo nome dela no YouTube.
Eu recomendo especialmente "Thank you Stars" e "I Cried for you".

E para ver o site oficial, clique aqui.

Vale a pena conhecer, para quem gosta desse estilo de música.

Porque afinal, nem só de Heavy Metal vive o homem (nem a mulher) certo.

Para aqueles que assistirem aos vídeos, eu gostaria de saber o que acharam dela.
------------------------------------------------------------------

Por hoje é só.

Até amanhã.

9 comentários:

M. disse...

Russa, ela? Já gostei! Hehe, vou assistir aos vídeos sim.

Nunca ouvi falar desse livro, e tenho um certo preconceito por livros que nunca ouvi falar hehehe. Coisa feia, né? Mas a história me pareceu interessante...

bjo

Anónimo disse...

Eu gostei da historia desse livro. Eu vou procurar sobre esse cara, o Neil Gaiman, e ver se me interesso por ler alguma coisa dele.
E a tia ai canta bem mesmo. Muito Norah Jones pra mim, e eu não gosto muito não =Pp
Comentário idiota pq tô sem saco #]
Te adoro ,*

marcos disse...

Sorry dude - não curti a moça.

Cristiano Contreiras disse...

O livro realmente parecer ser interessante. Vou ver quanto está o preço dele no submarino.

abraços

Anónimo disse...

Eu vou te contar meu segredinho sujo... (que conservo desde meu ultra passado negro).
Eu adoro ler...romances.
Tá. Pára de rir aí!

*Batendo os pés*

Não. Eu não leio Sabrina.Não! Também não leio Júlia. Mas eu curto uns escritos sentimentalóides modistas à lá Sidney Sheldon...Danielle Steel, Rosamunde Pilcher e a misturança de gêneros do Robin Cook.
*Nem todo mundo é perfeito*

Daí que eu li todos os livros do Dan Brown também. (Sabe como é...estava na moda)
Mas fica registrada a dica.

Katie Melua...sei lá porque me lembro do Rocky Balboa...(tá. Eu não sou normal)
Assim...minha imensa super duper preguiça não permitiu que eu abrisse os links, então a minha opinião baseia-se exclusivamente no vídeo contido aqui. (Ressalva: Renato...você é O cara dos 450 links...rsrs - E isto não foi uma crítica, que fica claro.)
Eu achei legalzinha a voz da Dona Moça aí. E eu gosto deste estilo...então que, continuo preferindo a Norah Jones...

Anónimo disse...

Bom dia Renato...hummm hoje o post esta no capricho hemmm...pena que aqui não abre nada kkkk...já ouvi falar na Katie Melua tenho certeza que será um sucesso.
Me divirto lendo a troca de comentários entre vc e a Grazi, ela é show.
Escrevi as desassistidas no coke ring ainda não tive resposta, demora mto?
abraços,
THA

A czarina das quinquilharias disse...

classe. gostei da definição.
gostei do livro também, mas acho que prefiro o deuses americanos.

eu, sumida? médio. Mas tou viva, e por enquanto é o que vale :)
bjos!

marcos disse...

Vive la différence!

Hoje encontrei mais um detalhe: o início de Under Pressure do Queen (e que depois virou Vanilla Ice Ice Ice Baby...).
Esta música do Queen sempre foi meio de segunda classe frente a outros clássicos, mas eu pessoalmente sempre a achei genial.

Abraço.

Strange Little Girl disse...

Katie Melua é legal. Tô meio viciada nela desde que um amigo me recomendou há cerca de um mês. Eu não paro de ouvir "Spider's Web" e "Piece by Piece", ainda não prestei muita atenção nas outras músicas: deixo tudo no "random". A voz dela é ótima!

Qto ao Neil Gaiman, eu já prometi várias vezes que ia tentar ler alguma coisa escrita por ele (alguma recomendação?). Eu adoro a Tori Amos (conhece?) e eles são muito amigos, ela vive falando bem do que ele escreve. Outro dia eu dei uma folheada em um Sandman, li um pouco e comecei a não entender nada (mesma sensação de uma música da Tori)! Deve ser bom...