terça-feira, agosto 15, 2006

Coisa de Criança...

Eu adiei ao máximo esperando, mas não teve jeito.

Acho que a Mary acertou quando escreveu no comentário que começaria a "maldição dos 8 comentários".

Espero que não dure muito.

O segundo motivo para não ter postado ontem, foi que eu odeio segundas-feiras...


--------------------------------------------------------------------

Sábado foi ao cinema assistir Carros, da Pixar.

Nada menos que sensacional.

Confesso que quando vi os primeiros teasers ano passado fiquei com receio. Afinal, um filme de carros...

Mas a Pixar me fez nunca mais duvidar de sua capacidade.

Tecnicamente ela prova mais uma vez o porque de ser referência quando se trata de animação digital. Perfeito.

E a história (que acaba sendo o ponto crucial da coisa) também é ótima.

Queria saber o que esses roteiristas tomam no café da manhã.



Mas o ponto que eu quero tratar aqui, não é o filme em si.

No cinema em que fomos, além de nós e de um outro casal só tinham pais com crianças.

Não que esse fato em si seja um problema. Mas a idade de algumas crianças sim.

Chegamos a ver o cúmulo de uma mãe com criança de colo. Não mais do que 2 anos.

A maioria das crianças que lá estavam não seriam capaz nem mesmo de etender a mensagem que o filme passa.

E apesar de Carros estar longe de ter tantos duplos sentidos como um Shrek por exemplo (que está looonge de ser um filme infantil), ainda assim exige uma idade mínina para seu entendimento.

Esse tipo de coisa leva a uma discussão ainda mais a fundo, onde finalmente chegamos na relação com o título desse post.

Coisa de criança. É assim que a grende maioria classifica qualquer tipo de desenho animado. E não só isso. Tem muita coisa tida como "coisa de criança"

Desenhos e quadrinhos são só dois deles. E são aos quais vou me ater, por fazerem parte da minha realidade.

Recentemente a Red comentou em seu blog que sua mãe sempre fala "como uma menina de 20 anos fica assistindo desenhos?". Como se fosse algo absurdo.

Mas pra mim até hoje não ficou claro o que é "coisa de criança".

Seriam coisas que estimulam a criatividade e a fantasia?

Coisas que nos tirem, mesmo que temporariamente, da nossa realidade e nos levem para outro lugar?

E como é que esses adultos adeptos da filosofia de "coisa de criança" perderam a capacidade de sonhar, de imaginar, de viajar??

Eu adoro ler histórias em quadrinhos. Trato minha coleção com o mesmo zelo que alguns cuidam de seus carros.

Eu adoro assitir desenhos animados, a ponto de até estar tentando trabalhar com isso.

Eu adoro manter o meu "lado criança" sempre pronto para entrar em ação.

Ser totalmente criança tem muitas limitações.

Ser totalmente adulto é muito chato.

Ser os dois ao mesmo tempo não tem preço.

-----------------------------------------------------------------------

Depois de uma ausência de 3 dias, volto aos posts diários.

Amanhã tem mais.

Até.

10 comentários:

Anónimo disse...

Eu amo os filmes da Pixarrrrrrrrrrrrrrrrr...este ai ainda eu não vi, mas estou louca pra ver, adora desenhos e tenho 26 anos. Agora achei o máximo a MÃO do RED falar hauahauahau...demorou pra cair a ficha...agora sobre a idade das crianças estarem assistindo o filme no cinema, bem neste domingo o Fantástico mostrou um quadro, “qndo as filhas apresentam os namorados para os pais”, sabe quantos anos tinha a menina que estava apresentando o namorado. 13, treze anos....Fiquei louca com isso.
Abraços,
THA

Bruna Rasmussen disse...

eu estou nessa maldição dos oito comentários há tempo! hauhauhau

beijos

Anónimo disse...

Realmente muito bom o filme, amor!
Principalmente o finalzinho! Hahahahaha... Acho que ninguém sabe que depois dos creditos tem mais uma cena, enfim, agora sabem.

Te amo!

Anónimo disse...

eita, eita...
agora suas atualizações estão sendo quase diárias!!!!
ótemo!

*LIS disse...

Maninho!
Eu queria muito assistir Cars, veio ao cinema daqui, mas eu... deixando, deixando... saiu de 'cartaz'. Só ouvi coisas boas a respeito...
E quanto à... ser criança e adulto... realmente não tem preço! Só acho não ser vantajoso ser adolescente também... Afinal... ôôô complicações! =P
ótimo post como sempre miserável!

Anónimo disse...

Acho que até hoje foi o melhor post que você fez. Eu nunca fui muito ligada a quadrinhos e desenhos assim, mas o meu pai adora esses filmes e sempre acaba me arrastando pra ver com ele. E Carros foi numa situações dessas. E não é que eu gostei? E esse não foi o único. Eu tenho que aprender a esperar mais da Pixar, pq toda santa vez eu me surpreendo.

E é muito bom que você tenha seu lado criança. Porque se não, afinal, como é que vc ia aguentar a criança aqui?

Te adoro Mala
Beijo!

Ulla Saraiva Dantas disse...

Eu tb tive minhas dúvidas se seria bom...mas definitivamente, a Pixar não decepciona!!

Acho que aos 20 e poucos a gente perde a necessidade de se afirmar "adulto"...e por isso passa a resgatar coisas como ver desenhos ou quadrinhos...

Jà as menininhas de 13 anos, abominam essas coisas...e essa deve ser a referência que os pais tem...do tempo q a gente nem podia ouvir falar nisso...

Anónimo disse...

Eu jamais assisti um filme da Pixar na íntegra...(me mate)
Não por desgosto mas por ora "pegá-los" no meio ora ser obrigada a abandonar a "assistência"...
Nem Toy Story...(que já passou inclusive na Globo)
É uma vergonha nacional.

PS: Oitavo coment (A maldição)

PS2: Minha vida anda tão sofrida que ainda não tive tempo de (tentar) destrinchar o código para então me assemelhar as pessoas normais que linkam.
Mas eu agradeço um tantão enorme.

bla disse...

eeeeeeeeeeeeeeeeeee

vou qbrar a maldição dos 8 comentarios!!! eu sou a nona!!!

eh foda... o problema eh q as pessoas subestimam o poder das historias em quadrinhos e desenhos animados...

elas jah vão assistir pensando em "isso eh coisa de criança", e acabam não percebendo a história q flui meio q implícita, q diz coisas importantes, q tem uma moral q criança nenhuma tem capacidade de entender...

mas a gente não pode mudar as pessoas q nao veem isso... eh qstão de "mente aberta"... e cada um tem q abrir sua propria mente sozinho...
a gente q aproveite, ja q podemos entender um pouco do q ha por "tras"...

Anónimo disse...

vou ajudar a quebrar...agora tem 10...não tinha passado aqui hoje pq tbem não consegui atualizar o blog, bem que acho que mais a noite vai dar...ontem nosso programa de rádio ficou mto bom, em breve vai dar pra ouvir pela net ai quero que vc seja um dos ouvintes.
Abraços,
THA