sábado, agosto 26, 2006

Compre a banda.

É... o post de fim de semana dessa vez saiu nessa manhã ensolarada de sábado aqui em PCC City.

Ontem simplesmente não sabia o que postar.

Ainda não sei.

-----------------------------------------------------------

Alguém ai já ouviu falar de Nemesea?

Bom, é uma banda de Heavy Metal.

"E dai?" - alguém pergunta lá no fundo.

A banda não tem nada de mais. Quer dizer, é uma banda ótima, sim.

Mas não é por isso que eu resolvi falar deles.

O que rola, é que depois de lançarem o primeiro cd, que foi muito bem recebido pelos fãs e crítica, eles tiveram problemas com a gravadora e sairam à procura de outra.

Não sei exatamente o que aconteceu, e isso nem me importa. Mas o interessante é que eles acabaram embarcando em um "projeto" (por falta de palavra melhor) novo, chamado SellaBand.

Basicamente funciona assim. As bandas colocam algumas músicas para os fãs ouvirem no site do SellaBand. Quem gostar, pode comprar o qu eles chamam de "Part". Ou seja, numa comparação pobre, você compra um pedaço do cd.

Quando as vendas das partes atingirem o seu limite de 5000 (a U$ 10,00 cada), a banda terá arrecadado U$ 50,000, que será usado pelo SellaBand para produzir um cd dessa banda.

As pessoas que compraram as partes recebem esse cd em suas casas, e ainda tem uma participação nas vendas desse cd.

A explicação está bem superficial, mas isso não importa porque o meu objetivo não é explicar isso.

O que interessante, é essa nova forma encontrada para produzir cds.

Nessas épocas de internet e mp3, onde se acha de tudo online e a pirataria rola solta, é uma idéia bastante interessante.

Vejam bem. Com isso, os fãs da banda se tornam parte do negócio. E isso é uma jogada bem inteligente.

Primeiro que aproxima os fãs da banda e do mercado, ainda que em um grau bem limitado.

Em segundo lugar, essas pessoas serão os maiores entusiastas de cd. Farão a divulgação e incentivarão conhecidos a comprarem o cd original. Afinal, ele também ganhará com isso.

Seria esse um caminho mais viável para a indústria fonográfica?

Aproximar o fã do negócio parece a atitude mais lógica.

O cd será gravado com o dinheiro deles.

A empresa, SellaBand, terá despesas mínimas provavelmente. Caso contrário o negócio seria inviável.

Uma idéia bastante interessante e inteligente, do meu ponto de vista.

Sinceramente eu espero que dê certo.

Não sei se isso pode ameaçar os grandes impérios fonográficos a longo prazo. Mas mesmo assim vale a pena ficar de olho.

Quem quiser saber mais, clique aqui para ir ao site do SellaBAnd.

Para saber mais sobre o Nemesea, clique nos banners abaixo.

Site Oficial:


Nemesea no My Space:



---------------------------------------------------------

Ficou parecendo uma propaganda.

Em parte talvez seja.

Mas é porque eu realmente achei a idéia interessantte.

Bom... é isso.

Até.

10 comentários:

Strange Little Girl disse...

Idéia interessante. Tbm espero que dê certo. Afinal, nem dá mais vontade de comprar CDs: são caros, você encontra tudo na internet e nem sabe quanto desse dinheiro vai realmente para o artista.
É uma estratégia boa essa de aproximar o fã do artista e fazer com que ele colabore com a divulgação dos CDs (e ganhe com isso!). Não dá pra evitar a pirataria simplesmente pregando regrinhas morais politicamente corretas pras pessoas do tipo "Vc tá prejudicando o artista que gosta"!

bla disse...

apoiado companheiro!!! (>>busquei essa...)

depois vou postar algo semelhante no meu blog!!!!!!!!!

Cristiano Contreiras disse...

Vou procurar Nemesea agora!

bla disse...

eh, moço, parece q nossos posts-propaganda não deram mto certo...

tão poucos comentários!!!

bla disse...

eee tretribuiu com 3 comentarios!!

hauhauhauhauhau

aprende a escrever, pow!! >>brincadeira!

Anónimo disse...

Olá..
Obrigada pela visita ao meu blog e sinta-se a vontade pra debater!
Debater, discutir, idéias diferentes fazem as discussoes mais interessantes. Acredito na existencia da contra revolução e acho que as mudanças serão mais dificeis do que as pessoas possam imaginar, mas impossivel .. não é!
Bjo

Anónimo disse...

OlÁ Renato, bom inicio de semana para vc meu caro amigo de blog.
Desculpa, mais tive que rir do PCC City, que lástima!
Não conheço o som indicado ai não.
Vou tentar ouvir.
abraços,
THA

Bruna Rasmussen disse...

poxa... tá aí uma ótima proposta para as bandas!!! gostei!

há.
beijos

M. disse...

Nossa, uma ótima idéia, hein? É quase como uma bolsa de valores musical! hehehe

Então, este circuito de truco está passando por várias cidades. Dá uma olhada lá no site deles! E não sei o que está incluso.. diz "pacote aéreo". Talvez seja só a passagem hahaha

beijo!

*LIS disse...

Maninho!
PCC CITY é duro einh... digo, duro por saber que é a mais pura verdade...
Você não sabia o que postar e escreveu coisa tão interessante??
Esse site me será super muito útil miserável!

Bom, quanto à esse 'esquema' eu já tinha ouvido antes... Uma outra banda famosa assim, também estava com problemas quanto à gravadora... E resolveu pedir uma ajuda aos fãs. O projeto era o seguinte:
Os fãs davam um crédito de confiança nos caras, e depositavam dinheiro, investiam neles... Assim, os caras arrecadaram um valor legal, e gravando o cd, mantinham a galerinha informada e tudo mais....
Tcham! Lançaram o cd, e os fãs/empresários receberam toda uma edição especial... e acho que até mesmo o reembolso, não sei...

Às vezes a idéia do site saiu disso... às vezes não...

Mas já dei uma olhada lá... tem umas bandas realmente boas! Eu entendo NADA de alemão... Mas tem um pessoal que faz um sonzinho pop que adorei!
O duro é ficar só escutando, eu aproveito, mas sem poder realmente ajudar o pessoal... Eu não tenho 10 dólares sobrando aí, você tem?
Se não eu já tava investindo em um monte! hehe

Aliás! Me fez lembrar... Sempre esqueço! De te perguntar sobre aquela coisa do Ad...sei que lá... as propagandas no blog... Vi que você tirou o seu, né...

Ah! Tem pessoas que seriam legais de dar a idéia para colocarem um nome aí também... hum...

Arrasou! Eu particularmente, adorei o post... Muitas informações!
E das que mais gosto...


TE AMO!
(eta informalidade!)

Beijãozãorão